quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sambalanço Trio: Reencontro com Sambalanço Trio (1965)

Expanda seus conhecimentos musicais, parte 3: "Pesquisa fria".
...
Continuando as postagens em série... Semana passada comentei a respeito de determinado método de pesquisa musical, que chamei "pesquisa quente".
Tenho dúvidas se consegui ser claro ao explicar o que denomino com tal termo. De modo breve, utilizei-o para indicar uma pesquisa realizada a partir de algum conhecimento prévio sobre o artista. Como exemplo, disponibilizei a obra de Rosinha de Valença, que conheci através de um disco em parceria com Sivuca e, posteriormente, diante deste pequeno conhecimento a respeito de sua obra, busquei outros trabalhos da violonista.
Faltou, contudo, explicar o que seria a "pesquisa fria". Embora, diante da discussão apresentada semana passada, acredite que muitos já tenham entendido o que seria tal método.
De modo bastante simples, "pesquisa fria" é aquela busca na qual não se tem conhecimento prévio sobre o artista ou conjunto musical, porém alguma informação adquirida indica que há possibilidades maiores de encontrar obras interessantes em determinado meio. Ou seja, mesmo sem informação alguma sobre os artistas, algo me garante que um determinado local (real ou virtual) possui muito material digno de apreciação.
De certo modo, o conhecimento de blogs, apontado na parte 1 desta série, pode se enquadrar neste modo de busca. Não sabemos tudo o Masterpiece, por exemplo, já postou ou irá postar, mas sabemos que seu organizador costuma disponibilizar excelentes obras. No entanto, não é este modo de pesquisa que eu pretendo dar enfoque nesta postagem, uma vez que já falei dele anteriormente.
Quando pensei na idéia de uma "pesquisa fria", tinha em mente uma busca mais profunda. Muitas são as coletânea e série de CD's lançadas no Brasil e no mundo. A maioria delas, admito, só têm interesses comerciais e não passam de greatest hits vazios. Não vale a pena perder tempo com estas. Entretanto, algumas dessas séries possuem um projeto bem fundamentado e outros interesses além da venda de discos. Nestes casos raros, tais obras certamente merecem apreciação e são ótimas opções de compra para aqueles que ainda gostam de adquirir CD's.
Como foi dito, coletâneas com as características acima são raras. Mas tenho a impressão de que estão aumentando nos últimos anos. Entre as várias lançadas, duas parecem-me sérias: Raízes do Samba, lançada pela EMI, e A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes, organizada pelo SESC-SP. A primeira é composta por 26 títulos, cada um com as principais músicas dos maiores nomes do samba brasileiro; a segunda, quase cem discos com o melhor dos principais artistas da música nacional.
Há ainda as séries de relançamento, frequentes nestes últimos anos, graças principalmente ao trabalho de Charles Gavin, já comentado anteriormente. Tais séries têm como objetivo resgatar obras históricas, jamais foram passadas de vinil para CD e que correm o risco de se perderem definitivamente. Já apontei algumas delas anteriormente. De qualquer modo, citarei-as novamente, pois não custa nada relembrar: Som Livre Masters, RCA Essential Classics, Série Elenco e Odeon 100 anos. Todas repletas de obras magníficas.
Foi exatamente através de uma destas séries (Som Livre Masters) que conheci o Sambalanço Trio, outro fantástico grupo do samba-jazz, cujas obras só foram remasterizadas nestes últimos anos. Deixo aqui um de seus melhores trabalhos, lançado recentemente: Reencontro com Sambalanço Trio.
Formado em 1964, O Sambalanço Trio era composto por três mestres da música nacional: Cesar Camargo Mariano, Airto Moreira e Humberto Clayber. Apesar da curta duração do grupo, aproximadamente dois anos, seus três integrantes, não muito conhecidos na época, tornar-se-iam posteriormente os maiores nomes daquela "ramificação" da bossa nova.
A produção do trio foi intensa. Em apenas um biênio, a banda gravou cinco álbuns e apresentou-se inúmeras vezes. Infelizmente, o grupo se dissolveu em 1965, quando Cesar Camargo Mariano optou por tirar umas férias. (Esta foi a informação que me chegou). Seus outros dois membros, todavia, não pararam. De fato, a dupla Airto Moreira e Humberto Clayber não parece um pouco familiar? Exatamente! Eles formaram, naquele mesmo ano, junto com Hermeto Pascoal, o Sambrasa Trio, tantas vezes mencionado no Jossa Blog.
Reencontro com Sambalanço Trio foi o quarto álbum do grupo. Foi lançado em 1965. Após este, o trio ainda lançou mais um disco em parceria com Lennie Dale antes de se dissolver. Com excelentes arranjos, a obra em questão apresenta alguns clássicos da bossa e músicas de autoria dos próprios integrantes, mostrando o talento destes como compositores, músicos e arranjadores.
Entre as regravações, destaco 'Samba pro Pedrinho', de Walter Santos e Tereza Souza, e 'Deixa', de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Mas, sem dúvidas, recomendo a agitada 'Tensão', de Humberto Clayber, a relaxante 'Só... pela noite', de Airto Moreira, e a romântica 'Manhã de nós dois', de Cesar Camargo Mariano e Mariza.
Bem... Espero que tal obra seja convincente para mostrar que a "pesquisa fria" funciona. Todavia, é interessante ressaltar que tal método é muito mais eficiente quando aplicado paralelamente à "pesquisa quente". Pois, enquanto o primeiro permite uma expansão quantitativa (conhecimento de maior número de artistas), o segundo permite uma expansão qualitativa (aprofundamento sobre o trabalho de determinado artista).
É isso... Espero que gostem da obra e desejo a todos um Feliz Natal!
...
Download: Sharebee ou MediaFire
Ficha Técnica: Reencontro com Sambalanço Trio (1965)
Mais informações: Sambalanço Trio

Nenhum comentário:

Postar um comentário